domingo, 15 de abril de 2018

PROBLEMAS, ESTUDOS E PARTIDAS DE COMBINAÇÕES




PARTE 4
PARTE 1  19.JAN.11/DEZ.14      PARTE 2  JAN.15/DEZ.16
PARTE 3  JAN.17/DEZ.17



Frase célebre*
            “Para estimular a memória e aguçar a inteligência nada há melhor que um bom problema de damas. E por esse motivo, recomendo aos alunos do curso secundário a resolver diariamente problemas do jogo de damas.” (Dr Richard Schmidt ─ professor e diretor, em 1932, da Dublin ─ School)
_________________________
* Citada por P. D. Gabriel, na (extinta) coluna Damas, no Correio do Triângulo, de 07.07.92



                    Problemas

                                                            SOLUÇÃO DO PROBLEMA ANTERIOR

                       Problema 122

                                                           1. f2-c5                                  h4xb6
                                                           2. a7xf8                                        h8xf6
                                                           3. b8xh8                                      X.

Temas: Corte e Recorte, Bipolar e Cavilha Dama Branca


123
 
Jogam as brancas e ganham

A solução desse problema, veja na próxima postagem


                    Estudos
                                                            SOLUÇÃO DO ESTUDO ANTERIOR

                                                                        Estudo 44

                                                   1. f4-g5                                 f8-g7
            Se 1. ... f8-h6, ver Variante 1.
            Se 1. ... f8-d6   2. a3xf8 c3-b2  (se 2. ... a1-b2   3. f8-b4 c3xa5   4. g5-h6 X)  3. f8-a3 b2-c1   4. g5-h6 X.
            Se 1. ... c3-d2   2. g5-h6 a1xg7   3. h8xe1 X.
            Se 1. ... a1-b2   2. a3xc1 f8-a3  (se 2. ... f8-g7   3. c1-a3 g7xd4   4. a3-b4 X;  se 2. ... f8-h6   3. f6-e7 X)  3. f6-e7 a3xf8   4. h8xa1 X.
                                                           2. a3-b2                                 g7xd4
                                                           3. g5-f6                                 d4xg7
                                                           4. h8xd4                               c3xe5
                                                           5. b2xh8                               X.

                                                   VARIANTE 1

                                                           1. ...                                        f8-h6
                                                           2. a3-c1                                 h6xf4
                                                           3. c1xh6                                a1-b2
            Se 3. ... c3-b2   4. h6-c1 X.
                                                           4. f6-g7                                 b2-c1
            Se 4. ... b2-a1   5. g7-f8 a1-b2   6. f8-b4 X.
            Se 4. ... b2-a3   5. g7-f8 X.
                                                           5. g7-f8                                 c3-d2
            Se 5. ... c1-b2   6. f8-b4 X.
                                                           6. h8-b2                                c1xa3
                                                           7. h6xc1                               X.

Temas: Bipolar, Finta, Bloqueio Angular, Vaivém Duas Cores e Prisão


Estudo 45
 Jogam as brancas e ganham 

A solução desse estudo será dada na próxima postagem



Partidas de combinações



O grande pensador e escritor francês Poirson, disse:
As combinações, inumeráveis e brilhantes, do Jogo de Damas,
mereciam ser admiradas em todas as idades,
como obra-prima da imaginação dos homens.*
_________________________
Cleuber Landim. “Damas e damistas”, p. 125. Brasília ─ DF. 1981.



Partida jogada em Portugal
NN X Antônio Eduardo Igrejas
As pretas jogam e ganham

                                                           1. e3-d4                                 d6-e5
                                                           2. a3-b4                                 h6-g5
                                                           3. b4-c5                                 g5-f4
                                                           4. b2-a3                                 g7-h6
                                                           5. g3-h4                                 b6-a5
                                                           6. f2-g3                                  c7-b6
                                                           7. g1-f2                                  b8-c7
                                                           8. f2-e3                                h6-g5?
                                                           9. c1-b2??                             ...
            Ganhavam com 9. c5-d6 e 10. c3-b4.
                                                           9. ...                                       c7-d6
                                                        10. e1-f2                                  d6xb4
                                                        11. a3xc5                                 ...
          Ver Diagrama (acima).
                                                        11. ...                                      a5-b4!!!
            Ver Diagrama (abaixo), cujas cores estão invertidas.
                                                        12. c3xc7                                e5xe1D
                                                        13. g3xg7                                d8xd4
                                                        14. h4xd8D                             e1xh4
                                                        15. e3xc5                                 h8xf6
                                                        16. d8xg5                                h4xc1
e vencem as pretas.
            E 19 pedras somem do tabuleiro, como num passe de mágica!


Combinação Antônio Eduardo Igrejas (II)
(AEI/CONCLUSÃO)
(Com as cores invertidas)
Jogam as brancas e ganham

            Confronte o lance 1 (branco) com o 11 (preto), etc, da partida.
                                                           1. h4-g5!!!                             f6xf2
                                                           2. d4xd8                                b6xb2
                                                           3. e1xe5                                a5xe1
                                                           4. d8xa5                                d6xf4
                                                           5. a1xc3                                e1xb4
                                                           6. a5xf8                                 X.


FIM
das partidas de combinações


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