sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019



DAMAS para crianças e adolescentes ─ 1



Postagem extra ─ 5




NOTA
        Vi, recentemente, por acaso, que as duas primeiras postagens do blog estão sem a totalidade dos Diagramas! Por que aconteceu isso? Não tenho a resposta.  Daí, decidi publicar esta  Postagem extra, com as postagens 1 e 2, na íntegra.


ANEXO

Notação do tabuleiro


          Observe, antes de tudo, que o tabuleiro se divide em:

         a) colunas (linhas verticais), de a até h;

         b) travessas (linhas horizontais), de 1 até 8.

         A Notação do tabuleiro é, pois, alfanumérica, isto é, cada casa é assinalada pela combinação de uma letra com um algarismo.

         Exemplo 1º – A coluna c combinada com a travessa 3 registra-se assim: c3.
         Exemplo 2º – A coluna f combinada com a travessa 8 registra-se assim: f8.


1. A oposição ─ Novo método de cálculo * (continua)
   ANEXO: Notação do tabuleiro

Apresento este novo método de cálculo para, em finais, remates, meios de jogo, de partidas, saber-se quem GANHA e quem PERDE, quando uma quantidade “x” de pedras se defrontar com outra quantidade “x” de pedras. Trata-se de uma simples operação de aritmética.


TABELA 1 • Uma pedra contra uma pedra

Pedras
Soma dos Números
ÍMPAR
GANHA quem
 tiver o lance?
PAR
PERDE quem
tiver o lance?
Observação
branca c1
preta b4
5
SIM
_
Idem com a preta
em b6 ou b8
branca c1
preta c3
4
_
SIM
Idem com a preta
em c5 ou c7
branca d2
preta d4
6
_
SIM
Idem com a preta
em d6 ou d8

1
2
3

1. c1-b2            b4-a3
2. b2-c3
e as brancas GANHAM.

1. c1-b2 ou d2
e as brancas PERDEM.

1. d2-c3 ou e3
e as brancas PERDEM.

 * Obra consultada: a (extinta) Revista "Diagonal".


TABELA 2 • Duas pedras contra duas pedras

Pedras
Soma dos Números
ÍMPAR
Ganha quem
 tiver o lance?
PAR
PERDE quem
tiver o lance?
Observação
brancas c1 g3
pretas    b4 g5
13
SIM
_
Idem com a preta em g7
brancas c1 f2
pretas    b4 h4
11
SIM
_
Idem com a preta em h6 ou h8
brancas b2 h2
pretas    b4 h6
14
_
SIM
Idem com a preta em h8

4
5
6

1. c1-b2            b4-a3
2. b2-c3            g5-h4
3. g3-f4
e as brancas GANHAM

1. c1-b2
e as brancas GANHAM.

1. h2-g3           h6-g5
2. g3-h4           g5-f4
3. b2-a3            b4-c3
e as brancas PERDEM.


TABELA 3 • Troca SIMPLES de pedras = INVERSÃO

Quando há troca SIMPLES de pedras, ocorre a INVERSÃO.

Pedras
 Soma dos  Números
ÍMPAR
GANHA quem
 tiver o lance?
PAR
PERDE quem
tiver o lance?
Observação

brancas c3 e1 g1
pretas   a3 h4 h8
20
SIM
_
20 é PAR e as brancas deveriam perder; mas ganham porque a troca simples = INVERSÃO


7

1. e1-f2      h8-g7
2. f2-g3      h4xf2
     3. g1xe3     g7-f6  
4. e3-f4         
e as brancas GANHAM.                                                                                                                             

TABELA 4 • Troca MÚLTIPLA de pedras = INVERSÃO

A INVERSÃO ocorre, também, quando: a) duas pedras são trocadas por duas pedras; b) três pedras por três pedras, etc.

Pedras
Soma dos Números
ÍMPAR
GANHA quem
 tiver o lance?
PAR
PERDE quem tiver o lance?
Observação
brancas a5 b4 d4 f4
pretas    d6 f6  f8 h6
43
_
SIM
43 é ÍMPAR e as brancas deveriam
ganhar; mas perdem porque a troca múltipla = INVERSÃO


8

   1. d4-e5          f6xd4
   2. b4-c5          ...
2. f4-g5 h6xf4  3. b4-c5 d6xb4 (Aqui, três contra três) 4. a5xg3 f8-e7  5. g3-f4 e7-
f6
e as brancas PERDEM.
                                                      2. ...               d6xb4
   3. a5xe5          f8-e7
e as brancas PERDEM.


TABELA 5 • Troca DUPLA num lance ÚNICO não produz INVERSÃO

Se a troca de duas pedras por duas pedras for num lance ÚNICO, não há INVERSÃO.

Pedras
Soma dos Números
ÍMPAR
GANHA quem
 tiver o lance?
PAR
PERDE quem
tiver o lance?
Observação
b f4 g1 g3 h2
 p a5 d2 f6 h8
31
 SIM
_
Nesse caso, não há INVERSÃO.


9
 

                  1. f4-g5            f6xf2
            Duas pedras, num só lance.
                  2. g1xc1           ...
            Duas pedras, num só lance.
                  2. ...                 h8-g7
            Se 2. ... a5-b4, ver Variante 1.
                  3. h2-g3    g7-f6
                  4. g3-f4     a5-b4
                  5. c1-b2    b4-a3
                  6. b2-c3
e, nessa circunstância, não há INVERSÃO: as brancas GANHAM.

                                                                     VARIANTE 1
                  2. ...                 a5-b4
                                                                     3. c1-b2    h8-g7
                  4. h2-g3    g7-f6
                  5. g3-f4    b4-a3
                  6. b2-c3 e as brancas GANHAM.


DAMAS para crianças e adolescentes ─ 2

1. A Oposição ─ Novo método de cálculo (conclusão)

TABELA 6 • Pedras em a7 e b8

Quando branca e preta estiverem em a7 e b8, respectivamente, haverá exceção à regra.

Pedras
Soma dos Números
ÍMPAR
GANHA quem
 tiver o lance?
PAR
PERDE quem tiver o lance?
Observação
brancas a7 c1
pretas  b8 d4
5
SIM
_
Agora, as pedras a7 e b8 são NEUTRAS.Some-se, apenas, o outro conjunto de pedras. Total = 5

10

1. c1-d2      b8-c7
2. a7-b8      c7-b6
3. b8-a7      b6-c5
4. d2-c3     d4xb2
                                                     5. a7xa1
e as brancas GANHAM.

TABELA 7 • Pedras em g1 e h2

Quando branca e preta estiverem em g1 e h2, respectivamente, haverá idêntica exceção.

Pedras
Soma dos Números
ÍMPAR
GANHA quem
 tiver o lance?
PAR
PERDE quem tiver o lance?
Observação
brancas g1 c1
pretas h2 d8
9
SIM
_
Aqui, também, as pedras g1 e h2 são NEUTRAS. Some-se, apenas, o outro conjunto de pedras.Total = 9

11

1. c1-d2      d8-e7
2. d2-e3      e7-f6
                                                     3. e3-f4
e as brancas GANHAM.

TABELA 8 • Pedras em b6 e b8

Quando branca e preta estiverem em b6 e b8, respectivamente, haverá exceção especialíssima à regra (no sentido positivo).

Pedras
Soma dos Números
ÍMPAR ou PAR
GANHAM as BRANCAS: tenham, ou não, o lance?
Observação
brancas b6 f4
pretas    b8 g7
25
SIM
Se a soma fosse PAR, as brancas também venceriam. Ex.: branca em f2 e preta  em f6. Total = 22



12
13

Lance branco
1. f4-g5      g7-h6
2. g5-f6      b8-a7
3. b6-c7
e as brancas GANHAM.

Lance preto
1. ...           g7-f6
2. b6-a7      b8-c7
3. a7-b8      c7-b6
4. b8-a7      b6-a5
5. a7-c5
e as brancas GANHAM.

Lance branco
1. f2-e3       f6-e5
Se 1. ... b8-a7  2. b6-c7 f6-g5 3. c7-d8 g5-h4  4. e3-f4 X.
2. b6-a7      b8-c7
3. a7-b8
e as brancas GANHAM.

Lance preto
1. ...           f6-e5
2. f2-e3      b8-a7
3. b6-c7
e as brancas GANHAM.


TABELA 9 • Pedras em g1 e g3

Quando branca e preta estiverem em g1 e g3, respectivamente, haverá também exceção especialíssima à regra (no sentido negativo).  

Pedras
Soma dos Números
ÍMPAR ou PAR
PERDEM as BRANCAS: tenham, ou não, o lance?
Observação
brancas  b4 g1
pretas    c7 g3
15
SIM
Se a soma fosse PAR, as brancas também perderiam. Ex.: branca em b4 e preta em b8. Total = 16


14
15

      Lance branco
      1. b4-c5      g3-h2
      2. g1-f2      h2-g1
      3. f2-g3      g1-e3
e as brancas PERDEM.

      Lance preto
     1. ...                         c7-b6
     2. g1-h2       g3-f2
     3. b4-a5       b6-c5
e as brancas PERDEM.

       Lance branco
      1. b4-c5      b8-c7
      2. g1-h2      g3-f2
e as brancas PERDEM.

     Lance preto
    1. ...              b8-c7
    2. b4-c5        ...
Se as brancas: 2. b4-a5 g3-h2  3. g1-f2 h2-g1  4. f2-g3 g1-e3 e as brancas PERDEM.
    2. ...              g3-h2
    3. g1-f2        h2-g1
e as brancas PERDEM.


1.1  A Oposição – Este método não está com essa bola toda...

Não se espante se o empate acontecer!

16
17

O método de cálculo da Oposição não está com essa bola toda... Tente ver, mentalmente, a série de lances sem tocar em pedras, nem apontar com os dedos. Se você “viu” a seqüência final, parabéns. Então, faça o cálculo que propus na Tabela 1.
Aí se sentirá mais seguro (a) pra continuar as jogadas.
17 é a soma das casas ocupadas por brancas e pretas. Em tese, GANHA quem tiver o lance; no caso, ÍMPAR.
Agora só falta aquela musiquinha: tchã, tchã, tchã, tchã...
      
      1. f2-e3      f6-e5
Se 1. ... a7-b6?   2. e3-f4  b6-c5   3. d2-c3 e as brancas vencem.
     2. d2-c3       a7-b6
     3. c3-b4       b6-a5
     4. b4-c5       e5-d4
     5. c5-b6       d4xf2
     6. b6-c7
com um surpreendente EMPATE.

O total do conjunto de pedras é 18 (PAR).
De acordo com a Tabela 1, quem joga, PERDE.
Neste caso, uma exceção: as brancas conseguem empatar.

      1. e3-d4      ...
1. e3-f4?   c7-d6   2. d2-e3   (2.   d2-c3   d6-c5 e as    brancas  perdem)  d6-c5   3. f4-g5   f6xh4   4.  e3-f4   c5-d4   e   as   pretas   ganham.
     1. ...                         c7-d6
Se 1. ... c7-b6   2. d2-e3 f6-g5   3. d4-e5 b6-c5   4. e3-d4 c5xe3   5. e5-d6 com empate.
      2. d2-c3      ...
2. d2-e3? f6-g5   3. d4-c5 d6xb4   4. e3-d4 g5-f4 e as pretas vencem.
      2. ...           f6-g5
      3. c3-b4      g5-h4
      4. b4-c5      d6xb4
      5. d4-e5
e, excepcionalmente, o EMPATE acontece.









Damas para crianças e adolescentes
Nota
Esse trabalho estava previsto para ser publicado a partir do 2º semestre deste ano. Mas, tendo em mira as férias escolares da garotada, em julho próximo, decidi antecipar sua publicação, já nesta 2ª quinzena de junho. A Oposição é a primeira de uma série de aulas de Damas para o pessoal da faixa etária, de 6 a 16 anos.
Abraços para todos/as que me acompanham neste blog,

José Bóia


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