DAMAS para crianças e adolescentes ─ 1
Postagem extra ─ 5
NOTA
Vi, recentemente, por acaso, que as duas primeiras postagens do blog estão sem a totalidade dos Diagramas! Por que aconteceu isso? Não tenho a resposta. Daí, decidi publicar esta Postagem extra, com as postagens 1 e 2, na íntegra.
Notação do tabuleiro
Observe, antes de tudo, que o tabuleiro se divide em:
a) colunas (linhas verticais), de a até h;
b) travessas (linhas horizontais), de 1 até 8.
A Notação do tabuleiro é, pois, alfanumérica, isto é, cada casa é assinalada pela combinação de uma letra com um algarismo.
Exemplo 1º – A coluna c combinada com a travessa 3 registra-se assim: c3.
Exemplo 2º – A coluna f combinada com a travessa 8 registra-se assim: f8.
1. A oposição ─ Novo método de cálculo * (continua)
ANEXO: Notação do tabuleiro
Apresento este novo método de cálculo para, em finais, remates, meios de jogo, de partidas, saber-se quem GANHA e quem PERDE, quando uma quantidade “x” de pedras se defrontar com outra quantidade “x” de pedras. Trata-se de uma simples operação de aritmética.
|
TABELA 1 • Uma pedra contra uma pedra
Pedras
|
Soma dos Números
|
ÍMPAR
GANHA quem
tiver o lance?
|
PAR
PERDE quem
tiver o lance?
|
Observação
|
branca c1
preta b4
|
5
|
SIM
|
_
|
Idem com a preta
em b6 ou b8
|
branca c1
preta c3
|
4
|
_
|
SIM
|
Idem com a preta
em c5 ou c7
|
branca d2
preta d4
|
6
|
_
|
SIM
|
Idem com a preta
em d6 ou d8
|
1
|
2
|
3
|
|
|
|
1. c1-b2 b4-a3
2. b2-c3
e as brancas GANHAM.
|
1. c1-b2 ou d2
e as brancas PERDEM.
|
1. d2-c3 ou e3
e as brancas PERDEM.
|
* Obra consultada: a (extinta) Revista "Diagonal".
TABELA 2 • Duas pedras contra duas pedras
Pedras
|
Soma dos Números
|
ÍMPAR
Ganha quem
tiver o lance?
|
PAR
PERDE quem
tiver o lance?
|
Observação
|
brancas c1 g3
pretas b4 g5
|
13
|
SIM
|
_
|
Idem com a preta em g7
|
brancas c1 f2
pretas b4 h4
|
11
|
SIM
|
_
|
Idem com a preta em h6 ou h8
|
brancas b2 h2
pretas b4 h6
|
14
|
_
|
SIM
|
Idem com a preta em h8
|
4
|
5
|
6
|
|
|
|
1. c1-b2 b4-a3
2. b2-c3 g5-h4
3. g3-f4
e as brancas GANHAM
|
1. c1-b2
e as brancas GANHAM.
|
1. h2-g3 h6-g5
2. g3-h4 g5-f4
3. b2-a3 b4-c3
e as brancas PERDEM.
|
TABELA 3 • Troca SIMPLES de pedras = INVERSÃO
Quando há troca SIMPLES de pedras, ocorre a INVERSÃO.
Pedras
|
Soma dos Números
|
ÍMPAR
GANHA quem
tiver o lance?
|
PAR
PERDE quem
tiver o lance?
|
Observação
|
brancas c3 e1 g1
pretas a3 h4 h8
|
20
|
SIM
|
_
|
20 é PAR e as brancas deveriam perder; mas ganham porque a troca simples = INVERSÃO
|
7
1. e1-f2 h8-g7
2. f2-g3 h4xf2
3. g1xe3 g7-f6
4. e3-f4
e as brancas GANHAM.
3. g1xe3 g7-f6
4. e3-f4
e as brancas GANHAM.
TABELA 4 • Troca MÚLTIPLA de pedras = INVERSÃO
A INVERSÃO ocorre, também, quando: a) duas pedras são trocadas por duas pedras; b) três pedras por três pedras, etc.
Pedras
|
Soma dos Números
|
ÍMPAR
GANHA quem
tiver o lance?
|
PAR
PERDE quem tiver o lance?
|
Observação
|
brancas a5 b4 d4 f4
pretas d6 f6 f8 h6
|
43
|
_
|
SIM
|
43 é ÍMPAR e as brancas deveriam
ganhar; mas perdem porque a troca múltipla = INVERSÃO
|
8
1. d4-e5 f6xd4
2. b4-c5 ...
2. f4-g5 h6xf4 3. b4-c5 d6xb4 (Aqui, três contra três) 4. a5xg3 f8-e7 5. g3-f4 e7-
f6
e as brancas PERDEM.
2. ... d6xb4
3. a5xe5 f8-e7
e as brancas PERDEM.
TABELA 5 • Troca DUPLA num lance ÚNICO não produz INVERSÃO
Se a troca de duas pedras por duas pedras for num lance ÚNICO, não há INVERSÃO.
Pedras
|
Soma dos Números
|
ÍMPAR
GANHA quem
tiver o lance?
|
PAR
PERDE quem
tiver o lance?
|
Observação
|
b f4 g1 g3 h2
p a5 d2 f6 h8
|
31
|
SIM
|
_
|
Nesse caso, não há INVERSÃO.
|
9
1. f4-g5 f6xf2
Duas pedras, num só lance.
2. g1xc1 ...
Duas pedras, num só lance.
2. ... h8-g7
Se 2. ... a5-b4, ver Variante 1.
3. h2-g3 g7-f6
4. g3-f4 a5-b4
5. c1-b2 b4-a3
6. b2-c3
e, nessa circunstância, não há INVERSÃO: as brancas GANHAM.
VARIANTE 1
VARIANTE 1
2. ... a5-b4
3. c1-b2 h8-g7
4. h2-g3 g7-f6
5. g3-f4 b4-a3
6. b2-c3 e as brancas GANHAM.
6. b2-c3 e as brancas GANHAM.
DAMAS para crianças e adolescentes ─ 2
1. A Oposição ─ Novo método de cálculo (conclusão)
TABELA 6 • Pedras em a7 e b8
Quando branca e preta estiverem em a7 e b8, respectivamente, haverá exceção à regra.
Pedras
|
Soma dos Números
|
ÍMPAR
GANHA quem
tiver o lance?
|
PAR
PERDE quem tiver o lance?
|
Observação
|
brancas a7 c1
pretas b8 d4
|
5
|
SIM
|
_
|
Agora, as pedras a7 e b8 são NEUTRAS.Some-se, apenas, o outro conjunto de pedras. Total = 5
|
10
1. c1-d2 b8-c7
2. a7-b8 c7-b6
3. b8-a7 b6-c5
4. d2-c3 d4xb2
5. a7xa1
e as brancas GANHAM.
TABELA 7 • Pedras em g1 e h2
Quando branca e preta estiverem em g1 e h2, respectivamente, haverá idêntica exceção.
Pedras
|
Soma dos Números
|
ÍMPAR
GANHA quem
tiver o lance?
|
PAR
PERDE quem tiver o lance?
|
Observação
|
brancas g1 c1
pretas h2 d8
|
9
|
SIM
|
_
|
Aqui, também, as pedras g1 e h2 são NEUTRAS. Some-se, apenas, o outro conjunto de pedras.Total = 9
|
11
1. c1-d2 d8-e7
2. d2-e3 e7-f6
3. e3-f4
e as brancas GANHAM.
TABELA 8 • Pedras em b6 e b8
Quando branca e preta estiverem em b6 e b8, respectivamente, haverá exceção especialíssima à regra (no sentido positivo).
Pedras
|
Soma dos Números
|
ÍMPAR ou PAR
GANHAM as BRANCAS: tenham, ou não, o lance?
|
Observação
|
brancas b6 f4
pretas b8 g7
|
25
|
SIM
|
Se a soma fosse PAR, as brancas também venceriam. Ex.: branca em f2 e preta em f6. Total = 22
|
12
|
13
|
|
|
Lance branco
1. f4-g5 g7-h6
2. g5-f6 b8-a7
3. b6-c7
e as brancas GANHAM.
Lance preto
1. ... g7-f6
2. b6-a7 b8-c7
3. a7-b8 c7-b6
4. b8-a7 b6-a5
5. a7-c5
e as brancas GANHAM.
|
Lance branco
1. f2-e3 f6-e5
Se 1. ... b8-a7 2. b6-c7 f6-g5 3. c7-d8 g5-h4 4. e3-f4 X.
2. b6-a7 b8-c7
3. a7-b8
e as brancas GANHAM.
Lance preto
1. ... f6-e5
2. f2-e3 b8-a7
3. b6-c7
e as brancas GANHAM.
|
TABELA 9 • Pedras em g1 e g3
Quando branca e preta estiverem em g1 e g3, respectivamente, haverá também exceção especialíssima à regra (no sentido negativo).
Pedras
|
Soma dos Números
|
ÍMPAR ou PAR
PERDEM as BRANCAS: tenham, ou não, o lance?
|
Observação
|
brancas b4 g1
pretas c7 g3
|
15
|
SIM
|
Se a soma fosse PAR, as brancas também perderiam. Ex.: branca em b4 e preta em b8. Total = 16
|
14
|
15
|
|
|
Lance branco
1. b4-c5 g3-h2
2. g1-f2 h2-g1
3. f2-g3 g1-e3
e as brancas PERDEM.
Lance preto
1. ... c7-b6
2. g1-h2 g3-f2
3. b4-a5 b6-c5
e as brancas PERDEM.
|
Lance branco
1. b4-c5 b8-c7
2. g1-h2 g3-f2
e as brancas PERDEM.
Lance preto
1. ... b8-c7
2. b4-c5 ...
Se as brancas: 2. b4-a5 g3-h2 3. g1-f2 h2-g1 4. f2-g3 g1-e3 e as brancas PERDEM.
2. ... g3-h2
3. g1-f2 h2-g1
e as brancas PERDEM.
|
1.1 A Oposição – Este método não está com essa bola toda...
Não se espante se o empate acontecer!
16
|
17
|
|
|
O método de cálculo da Oposição não está com essa bola toda... Tente ver, mentalmente, a série de lances sem tocar em pedras, nem apontar com os dedos. Se você “viu” a seqüência final, parabéns. Então, faça o cálculo que propus na Tabela 1.
Aí se sentirá mais seguro (a) pra continuar as jogadas.
17 é a soma das casas ocupadas por brancas e pretas. Em tese, GANHA quem tiver o lance; no caso, ÍMPAR.
Agora só falta aquela musiquinha: tchã, tchã, tchã, tchã...
1. f2-e3 f6-e5
Se 1. ... a7-b6? 2. e3-f4 b6-c5 3. d2-c3 e as brancas vencem.
2. d2-c3 a7-b6
3. c3-b4 b6-a5
4. b4-c5 e5-d4
5. c5-b6 d4xf2
6. b6-c7
com um surpreendente EMPATE.
|
O total do conjunto de pedras é 18 (PAR).
De acordo com a Tabela 1, quem joga, PERDE.
Neste caso, uma exceção: as brancas conseguem empatar.
1. e3-d4 ...
1. e3-f4? c7-d6 2. d2-e3 (2. d2-c3 d6-c5 e as brancas perdem) d6-c5 3. f4-g5 f6xh4 4. e3-f4 c5-d4 e as pretas ganham.
1. ... c7-d6
Se 1. ... c7-b6 2. d2-e3 f6-g5 3. d4-e5 b6-c5 4. e3-d4 c5xe3 5. e5-d6 com empate.
2. d2-c3 ...
2. d2-e3? f6-g5 3. d4-c5 d6xb4 4. e3-d4 g5-f4 e as pretas vencem.
2. ... f6-g5
3. c3-b4 g5-h4
4. b4-c5 d6xb4
5. d4-e5
e, excepcionalmente, o EMPATE acontece.
|
Damas para crianças e adolescentes
Nota
Esse trabalho estava previsto para ser publicado a partir do 2º semestre deste ano. Mas, tendo em mira as férias escolares da garotada, em julho próximo, decidi antecipar sua publicação, já nesta 2ª quinzena de junho. A Oposição é a primeira de uma série de aulas de Damas para o pessoal da faixa etária, de 6 a 16 anos.
Abraços para todos/as que me acompanham neste blog,
José Bóia
Nenhum comentário:
Postar um comentário