sábado, 15 de fevereiro de 2020


DAMAS para crianças e adolescentes106

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O "PÉ-DE-AVESTRUZ"
THE "OSTRICH'S FOOT"

O “Pé-de-Avestruz”
é um triângulo retângulo


O “Pé-de-Avestruz” é uma criação minha.
(Ver postagens de 56 a 68 republicadas em JUL.17)

The “Ostrich’s foot" is my creation.
(56-68 July.2017) 

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SE VOCÊ É NOVO/A AQUI, ATENÇÃO!
1. Regras Oficiais do Jogo de Damas. Ver postagem 11 (onze).
2. POSTAGENS 1 e 2 Os Diagramas dessas duas postagens não estão exibidos!!  A POSTAGEM EXTRA 5, anexa à  postagem 93, as republica, na íntegra.



PARTE 6
PARTE 1  18.JUN.11/DEZ.13      PARTE 2  JAN.14/DEZ.15
PARTE 3  JAN.16/DEZ.16           PARTE 4  JAN.17/DEZ.17
PARTE 5  JAN.18/DEZ.19



 O Jogo de Damas é esporte*
* Resolução nº 18/88 do CND. Ver APÊNDICE V, na 18ª postagem, de NOV.12



Meninas
            Sejam bem-vindas ao nosso ESPORTE.
            Ah, vocês não fazem idéia do que estão perdendo...
          E ficarão encantadas com a beleza de certas partidas.
          Lindas partidas: de um Sidney Marra, de um Waldemar Bakumenko, de um Antonio Fabelo Chaves, de um Lourival Mendes França.
          E vocês também poderão fazer bonito no tabuleiro!



Frase célebre*
            “Para estimular a memória e aguçar a inteligência nada há melhor que um bom problema de damas. E por esse motivo, recomendo aos alunos do curso secundário a resolver diariamente problemas do jogo de damas.” (Dr Richard Schmidt  professor e diretor, em 1932, da Dublin School)
_____________________
* Citada por P. D. Gabriel, na (extinta) coluna Damas Correio do Triângulo, de 07.07.92.


DESAFIO
                                                                 
      Problemas

Recém-publicados na outra seção do blog
PROBLEMAS (+ PARTIDAS DE COMBINAÇÕES II) E PARTIDAS

Soluções da postagem anterior


Problema 157

                                                 1. h6-g7                         f8xc1
                                                 2. a1-b2                          c1xd6
          Se 2. ... a5xg3   3. b8xh2 c1xd6  4. h2xb8 X.
                                                 3. b8xh2                         a5xg3
                                                 4. h2xf8                          X.

Temas: Angular Duas Cores e Cavilha Dama Branca

Problema 158

                                                 1. f6-e7                          f8xf2
                                                 2. c1xe3                        f2xd4
          Se 2. ... g3xe5   3. e3-f4 e5xg3 Vaivém Negro  4. g1xe3 X.
                                                 3. f4-e3   Vaivém Negro          d4xf2
                                                 4. g1xe3 Finta e Mate Cruzado    X.
        Seio

          Temas: Seio (tema novo), Finta, Mate Cruzado e Vaivém Negro

Seio
 

1. O Tema Seio se caracteriza:
1.1 Quando houver, obrigatoriamente, 3 peças brancas, nas casas c1, g1, h2.
1.2 Quando houver, obrigatoriamente, duas peças pretas:
a) nas casas d2 e f2; ou
b) nas casas d2 e g3.
1.3 Outras casas do tabuleiro sempre terão peças, sejam brancas, sejam pretas.
1.4 Mas, a quantidade e a posição das pedras, citadas nos subitens 1.1 e 1.2, não poderão ser mudadas sob pena de descaracterização do tema Seio.
2. O porquê deste nome: Seio
2.1 Se você examinar bem aquele conjunto de peças, no Diagrama acima, verá, então, o desenho, muito bem delineado, daquela tão bonita parte do corpo da mulher: o seio. (Este é um Tema novo, de minha autoria.)


159
Jogam as brancas e ganham

           Solução na próxima postagem

PROBLEMA 160
Jogam as brancas e ganham

           Solução na próxima postagem

Estudos

Já publicado na outra seção do blog  PROBLEMAS ESTUDOS

ESTUDO 44
Jogam as brancas e ganham

                                                 1. f4-g5                          f8-g7
          Se 1. ... f8-h6, ver Variante 1.
          Se 1. ... f8-d6   2. a3xf8 c3-b2  (se 2. ... a1-b2   3. f8-b4 c3xa5   4. g5-h6 X)  3. f8-a3 b2-c1   4. g5-h6 X.
          Se 1. ... c3-d2   2. g5-h6 a1xg7   3. h8xe1 X.
          Se 1. ... a1-b2   2. a3xc1 f8-a3  (se 2. ... f8-g7   3. c1-a3 g7xd4   4. a3-b4 X;  se 2. ... f8-h6   3. f6-e7 X)  3. f6-e7 a3xf8   4. h8xa1 X.
                                                 2. a3-b2                         g7xd4
                                                 3. g5-f6                          d4xg7
                                                 4. h8xd4                        c3xe5
                                                 5. b2xh8                        X.

                                                 VARIANTE 1

                                                 1. ...                                f8-h6
                                                 2. a3-c1                         h6xf4
                                                 3. c1xh6                        a1-b2
          Se 3. ... c3-b2   4. h6-c1 X.
                                                 4. f6-g7                          b2-c1
          Se 4. ... b2-a1   5. g7-f8 a1-b2   6. f8-b4 X.
          Se 4. ... b2-a3   5. g7-f8 X.
                                                 5. g7-f8                          c3-d2
          Se 5. ... c1-b2   6. f8-b4 c3xa5   7. h8xa1 X.
                                                 6. h8-b2                         c1xa3
                                                 7. h6xc1                        X.

          Temas: Bipolar, Bloqueio Angular, Vaivém Duas Cores, Finta e Prisão

ESTUDO 45
Jogam as brancas e ganham

                                                 1. d2-e1                         b8-e5
          Se 1. ... b8-f4, ver Variante 1.
          Se 1. ... b8-c7   2. f2-g3 h2xf4   3. a7-e3 X.
          Se 1. ... h2-g1   2. e1-c3 X.
                                                 2. a7-b8                         e5xa1
                                                 3. e1-c3                         a1xg1
                                                 4. b8-a7                         X.

                                                 VARIANTE 1

                                                 1. ...                                b8-f4
                                                 2. f2-g3                          f4-c1
          Se 2. ... f4-g5   3. a7-b8 h2xf4   4. b8xg3 g5-f6   5. e1-c3 X.
          Se 2. ... f4-h6, idem.
          Se 2. ... f4-e5   3. e1-c3 X.
          Se 2. ... f4-d6   3. g3-f4 d6xg3   4. e1xh4 X.
                                                 3. b2-a3                         h2xf4
                                                 4. e1-d2                         X.

          Temas: Autobloqueio e Vaivém Branco

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