sexta-feira, 24 de junho de 2011

Damas para crianças e adolescentes 2

1. A Oposição ─ Novo método de cálculo (conclusão)

TABELA 6 • Pedras em a7 e b8

Quando branca e preta estiverem em a7 e b8, respectivamente, haverá exceção à regra.

Pedras
Soma dos Números
ÍMPAR
GANHA quem
 tiver o lance?
PAR
PERDE quem tiver o lance?
Observação
brancas a7 c1
pretas  b8 d4
5
SIM
_
Agora, as pedras a7 e b8 são NEUTRAS.Some-se, apenas, o outro conjunto de pedras. Total = 5

10

1. c1-d2      b8-c7
2. a7-b8      c7-b6
3. b8-a7      b6-c5
 4. d2-c3     d4xb2
                                                  5. a7xa1
e as brancas GANHAM.

TABELA 7 • Pedras em g1 e h2

Quando branca e preta estiverem em g1 e h2, respectivamente, haverá idêntica exceção.

Pedras
Soma dos Números
ÍMPAR
GANHA quem
 tiver o lance?
PAR
PERDE quem tiver o lance?
Observação
brancas g1 c1
pretas h2 d8
9
SIM
_
Aqui, também, as pedras g1 e h2 são NEUTRAS. Some-se, apenas, o outro conjunto de pedras.Total = 9

11

1. c1-d2      d8-e7
2. d2-e3      e7-f6
                                                   3. e3-f4
e as brancas GANHAM.

TABELA 8 • Pedras em b6 e b8

Quando branca e preta estiverem em b6 e b8, respectivamente, haverá exceção especialíssima à regra (no sentido positivo).

Pedras
Soma dos Números
ÍMPAR ou PAR
GANHAM as BRANCAS: tenham, ou não, o lance?
Observação
brancas b6 f4
pretas    b8 g7
25
SIM
Se a soma fosse PAR, as brancas também venceriam. Ex.: branca em f2 e preta  em f6. Total = 22



12
13

Lance branco
1. f4-g5      g7-h6
2. g5-f6      b8-a7
3. b6-c7
e as brancas GANHAM.

Lance preto
1. ...           g7-f6
2. b6-a7      b8-c7
3. a7-b8      c7-b6
4. b8-a7      b6-a5
5. a7-c5
e as brancas GANHAM.

Lance branco
1. f2-e3       f6-e5
Se 1. ... b8-a7  2. b6-c7 f6-g5 3. c7-d8 g5-h4  4. e3-f4 X.
2. b6-a7      b8-c7
3. a7-b8
e as brancas GANHAM.

Lance preto
1. ...           f6-e5
2. f2-e3      b8-a7
3. b6-c7
e as brancas GANHAM.


TABELA 9 • Pedras em g1 e g3

Quando branca e preta estiverem em g1 e g3, respectivamente, haverá também exceção especialíssima à regra (no sentido negativo).  

Pedras
Soma dos Números
ÍMPAR ou PAR
PERDEM as BRANCAS: tenham, ou não, o lance?
Observação
brancas  b4 g1
pretas    c7 g3
15
SIM
Se a soma fosse PAR, as brancas também perderiam. Ex.: branca em b4 e preta em b8. Total = 16


14
15

      Lance branco
      1. b4-c5      g3-h2
      2. g1-f2      h2-g1
      3. f2-g3      g1-e3
e as brancas PERDEM.

      Lance preto
     1. ...                         c7-b6
     2. g1-h2       g3-f2
     3. b4-a5       b6-c5
e as brancas PERDEM.

       Lance branco
      1. b4-c5      b8-c7
      2. g1-h2      g3-f2
e as brancas PERDEM.

     Lance preto
    1. ...              b8-c7
    2. b4-c5        ...
Se as brancas: 2. b4-a5 g3-h2  3. g1-f2 h2-g1  4. f2-g3 g1-e3 e as brancas PERDEM.
    2. ...              g3-h2
    3. g1-f2        h2-g1
e as brancas PERDEM.


1.1  A Oposição – Este método não está com essa bola toda...

Não se espante se o empate acontecer!

16
17

O método de cálculo da Oposição não está com essa bola toda... Tente ver, mentalmente, a série de lances sem tocar em pedras, nem apontar com os dedos. Se você “viu” a seqüência final, parabéns. Então, faça o cálculo que propus na Tabela 1.
Aí se sentirá mais seguro (a) pra continuar as jogadas.
17 é a soma das casas ocupadas por brancas e pretas. Em tese, GANHA quem tiver o lance; no caso, ÍMPAR.
Agora só falta aquela musiquinha: tchã, tchã, tchã, tchã...
      
      1. f2-e3      f6-e5
Se 1. ... a7-b6?   2. e3-f4  b6-c5   3. d2-c3 e as brancas vencem.
     2. d2-c3       a7-b6
     3. c3-b4       b6-a5
     4. b4-c5       e5-d4
     5. c5-b6       d4xf2
     6. b6-c7
com um surpreendente EMPATE.

O total do conjunto de pedras é 18 (PAR).
De acordo com a Tabela 1, quem joga, PERDE.
Neste caso, uma exceção: as brancas conseguem empatar.

      1. e3-d4      ...
1. e3-f4?   c7-d6   2. d2-e3   (2.   d2-c3   d6-c5 e as    brancas  perdem)  d6-c5   3. f4-g5   f6xh4   4.  e3-f4   c5-d4   e   as   pretas   ganham.
     1. ...                         c7-d6
Se 1. ... c7-b6   2. d2-e3 f6-g5   3. d4-e5 b6-c5   4. e3-d4 c5xe3   5. e5-d6 com empate.
      2. d2-c3      ...
2. d2-e3? f6-g5   3. d4-c5 d6xb4   4. e3-d4 g5-f4 e as pretas vencem.
      2. ...           f6-g5
      3. c3-b4      g5-h4
      4. b4-c5      d6xb4
      5. d4-e5
e, excepcionalmente, o EMPATE acontece.









Damas para crianças e adolescentes
Nota
Esse trabalho estava previsto para ser publicado a partir do 2º semestre deste ano. Mas, tendo em mira as férias escolares da garotada, em julho próximo, decidi antecipar sua publicação, já nesta 2ª quinzena de junho. A Oposição é a primeira de uma série de aulas de Damas para o pessoal da faixa etária, de 6 a 16 anos.
Abraços para todos/as que me acompanham neste blog,

José Bóia


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