Damas para crianças e adolescentes – 2
1. A Oposição ─ Novo método de cálculo (conclusão)
TABELA 6 • Pedras em a7 e b8
Quando branca e preta estiverem em a7 e b8, respectivamente, haverá exceção à regra.
Pedras | Soma dos Números | ÍMPAR GANHA quem tiver o lance? | PAR PERDE quem tiver o lance? | Observação |
brancas a7 c1 pretas b8 d4 | 5 | SIM | _ | Agora, as pedras a7 e b8 são NEUTRAS.Some-se, apenas, o outro conjunto de pedras. Total = 5 |
10
1. c1-d2 b8-c7
2. a7-b8 c7-b6
3. b8-a7 b6-c5
4. d2-c3 d4xb2
5. a7xa1
e as brancas GANHAM.
TABELA 7 • Pedras em g1 e h2
Quando branca e preta estiverem em g1 e h2, respectivamente, haverá idêntica exceção.
Pedras | Soma dos Números | ÍMPAR GANHA quem tiver o lance? | PAR PERDE quem tiver o lance? | Observação |
brancas g1 c1 pretas h2 d8 | 9 | SIM | _ | Aqui, também, as pedras g1 e h2 são NEUTRAS. Some-se, apenas, o outro conjunto de pedras.Total = 9 |
11
1. c1-d2 d8-e7
2. d2-e3 e7-f6
3. e3-f4
e as brancas GANHAM.
TABELA 8 • Pedras em b6 e b8
Quando branca e preta estiverem em b6 e b8, respectivamente, haverá exceção especialíssima à regra (no sentido positivo).
Pedras | Soma dos Números | ÍMPAR ou PAR GANHAM as BRANCAS: tenham, ou não, o lance? | Observação |
brancas b6 f4 pretas b8 g7 | 25 | SIM | Se a soma fosse PAR, as brancas também venceriam. Ex.: branca em f2 e preta em f6. Total = 22 |
12 | 13 |
Lance branco 1. f4-g5 g7-h6 2. g5-f6 b8-a7 3. b6-c7 e as brancas GANHAM. Lance preto 1. ... g7-f6 2. b6-a7 b8-c7 3. a7-b8 c7-b6 4. b8-a7 b6-a5 5. a7-c5 e as brancas GANHAM. | Lance branco 1. f2-e3 f6-e5 Se 1. ... b8-a7 2. b6-c7 f6-g5 3. c7-d8 g5-h4 4. e3-f4 X. 2. b6-a7 b8-c7 3. a7-b8 e as brancas GANHAM. Lance preto 1. ... f6-e5 2. f2-e3 b8-a7 3. b6-c7 e as brancas GANHAM. |
TABELA 9 • Pedras em g1 e g3
Quando branca e preta estiverem em g1 e g3, respectivamente, haverá também exceção especialíssima à regra (no sentido negativo).
Pedras | Soma dos Números | ÍMPAR ou PAR PERDEM as BRANCAS: tenham, ou não, o lance? | Observação |
brancas b4 g1 pretas c7 g3 | 15 | SIM | Se a soma fosse PAR, as brancas também perderiam. Ex.: branca em b4 e preta em b8. Total = 16 |
14 | 15 |
Lance branco 1. b4-c5 g3-h2 2. g1-f2 h2-g1 3. f2-g3 g1-e3 e as brancas PERDEM. Lance preto 1. ... c7-b6 2. g1-h2 g3-f2 3. b4-a5 b6-c5 e as brancas PERDEM. | Lance branco 1. b4-c5 b8-c7 2. g1-h2 g3-f2 e as brancas PERDEM. Lance preto 1. ... b8-c7 2. b4-c5 ... Se as brancas: 2. b4-a5 g3-h2 3. g1-f2 h2-g1 4. f2-g3 g1-e3 e as brancas PERDEM. 2. ... g3-h2 3. g1-f2 h2-g1 e as brancas PERDEM. |
1.1 A Oposição – Este método não está com essa bola toda...
Não se espante se o empate acontecer!
16 | 17 |
O método de cálculo da Oposição não está com essa bola toda... Tente ver, mentalmente, a série de lances sem tocar em pedras, nem apontar com os dedos. Se você “viu” a seqüência final, parabéns. Então, faça o cálculo que propus na Tabela 1. Aí se sentirá mais seguro (a) pra continuar as jogadas. 17 é a soma das casas ocupadas por brancas e pretas. Em tese, GANHA quem tiver o lance; no caso, ÍMPAR. Agora só falta aquela musiquinha: tchã, tchã, tchã, tchã... 1. f2-e3 f6-e5 Se 1. ... a7-b6? 2. e3-f4 b6-c5 3. d2-c3 e as brancas vencem. 2. d2-c3 a7-b6 3. c3-b4 b6-a5 4. b4-c5 e5-d4 5. c5-b6 d4xf2 6. b6-c7 com um surpreendente EMPATE. | O total do conjunto de pedras é 18 (PAR). De acordo com a Tabela 1, quem joga, PERDE. Neste caso, uma exceção: as brancas conseguem empatar. 1. e3-d4 ... 1. e3-f4? c7-d6 2. d2-e3 (2. d2-c3 d6-c5 e as brancas perdem) d6-c5 3. f4-g5 f6xh4 4. e3-f4 c5-d4 e as pretas ganham. 1. ... c7-d6 Se 1. ... c7-b6 2. d2-e3 f6-g5 3. d4-e5 b6-c5 4. e3-d4 c5xe3 5. e5-d6 com empate. 2. d2-c3 ... 2. d2-e3? f6-g5 3. d4-c5 d6xb4 4. e3-d4 g5-f4 e as pretas vencem. 2. ... f6-g5 3. c3-b4 g5-h4 4. b4-c5 d6xb4 5. d4-e5 e, excepcionalmente, o EMPATE acontece. |
Damas para crianças e adolescentes
Nota
Esse trabalho estava previsto para ser publicado a partir do 2º semestre deste ano. Mas, tendo em mira as férias escolares da garotada, em julho próximo, decidi antecipar sua publicação, já nesta 2ª quinzena de junho. A Oposição é a primeira de uma série de aulas de Damas para o pessoal da faixa etária, de 6 a 16 anos.
Abraços para todos/as que me acompanham neste blog,
José Bóia
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