DAMAS para crianças e adolescentes ─ 8
3. Manobras táticas (continuação)
3.2 Remates (continua)
Observação ─ Diagramas 6 a 10: jogam as brancas e ganham
6
A pedra de g1 deve ajudar a de c1, que tem a7 e b8 contra ela. Leve a pedra de g1 para e3, assim que puder. Mantenha, sempre, o jogo equilibrado.
1. g3-f4 a7-b6
2. g1-f2 b6-c5
3. f2-e3 b8-c7
Se 3. ... c5-b4 4. e3-d4 b8-c7 5. h2-g3 c7-d6 6. d4-c5 X.
4. h2-g3 c7-b6
Se 4. ... c7-d6 5. c1-d2 c5-b4 (se 5. ... f6-e5 6. d2-c3 X) 6. b2-c3 b4xd2 7. e3xc1 d6-c5 8. c1-b2 c5-d4 9. f4-e5 d4-e3 10. e5xg7 e3-d2 11. b2-c3 d2xb4 12. g7-h8D X.
5. g3-h4 b6-a5
6. f4-g5 f6-e5
As pretas sonham... Fazem Dama e empatam. Mas tem um lance maneiro para as brancas.
7. e3-f4 e5xg3
8. h4xf2 c5-d4
9. g5-f6 d4-c3
10. f6-g7 a5-b4
11. g7-h8D X.
7
O conjunto de pedras = 48, PAR: quem joga, PERDE. Mas, como foi dito na Tabela 4 ─ a troca múltipla produz INVERSÃO. Se não está lembrado, então, clique aqui. E “não tem pra ninguém.”
1. f2-g3 h4xf2
2. d4-e5 f6xd4
3. f4-g5 h6xf4
4. b4-c5 d6xb4
As pretas comeram 4 pedras. Agora, é a vez de as brancas comerem, também, 4:
5. a5xe1 ...
E deu-se a INVERSÃO: 8 é PAR; e quem joga, PERDE.
5. ... a7-b6
6. e1-d2 b6-c5
7. d2-c3
e alguém, como diria você, acaba de “pagar mico”, porque “não contou com a sua astúcia.” (Chapolin Colorado.)
8
É superior a posição das brancas. E a tática (pense, também, em cada lance, na tática de seu adversário) das pretas seria trocar pedras, se você: 1. d2-c3 g5-f4 2. e3xg5 h4xf6, etc. Mas o sonho das pretas vai virar pesadelo:
1. e3-f4 g5xe3
2. d2xf4 ...
O outro (ou a outra) com a pedra b6 inativa, por enquanto.
2. ... a5-b4
Se 2. ... c5-d4 3. f2-g3 X.
3. e1-d2 ...
Bem melhor do que: 3. f4-e5 h6-g5 4. e1-d2 b6-a5, etc.
3. ... b6-a5
4. f2-g3 h4xf2
5. g1xe3 b4-a3
6. d2-c3 c5-b4
7. c3-d4 b4-c3
8. d4xb2 a5-b4
9. f4-e5 h6-g5
10. e5-d6 g5-h4
11. e3-f4 X.
9
Se ter uma coluna já é bom para um jogador, duas, então...
Mas, neste caso, as pretas têm uma fragilidade: as pedras a7 e h8 não conseguem entrar em ação, imediatamente. Mas, cuidado! Elas podem trocar pedras, já no primeiro lance.
1. e3-f4 b6-a5
Se 1. ... c5-d4 2. c3xe5 f6xd4 3. f4-g5 e as brancas vencem.
2. g3-h4 g7-h6
3. e1-d2 a7-b6
Se 3. ... c5-b4 4. f4-e5 f6xb2 5. c1xc5 h8-g7 6. g1-f2 g7-f6 7. f2-e3 f6-e5 (se 7. ... h6-g5 8. d2-c3 X) 8. e3-f4 e5xg3 9. h4xf2 h6-g5 10. f2-e3 g5-h4 11. e3-f4 X.
4. g1-f2 c5-b4
Se 4. ... h8-g7 5. f2-e3 c5-b4 6. f4-g5 h6xf4 7. e3xe7 X.
5. f4-e5 f6xb2
6. c1xa7 X.
10
As brancas têm uma pedra de vantagem; certo?
As pretas têm uma pedra isolada em a3; as brancas, uma pedra isolada em a5. Isso é mau para ambas.
O triângulo formado pelas pedras e1, f2 e g1 é bem forte, mas chegou a hora de ser desfeito.
1. f2-e3 ...
As brancas marcham decididamente para o centro.
1. ... g7-h6
Se 1. ... f6-e5 2. e3-f4 e5xg3 3. h2xf4, etc X.
2. e3-d4 b8-a7
As pretas tentam ocupar a casa central c5, através de 3. ... d6-c5 4. d4xb6 a7xc5. Mas...
3. d4-c5 ...
Lance maneiro. E a pedra isolada de a5 vai poder entrar em ação, já e já.
3. ... d6xb4
4. a5xc3 f6-e5
5. h2-g3 a7-b6
6. e1-f2 b6-c5
A tática das pretas, neste momento, é tentar o empate. Assim: 7. c3-b4 c5-d4 8. b4-a5 d4-c3 9. a5-b6 c3-b2 com empate.
7. f2-e3 h6-g5
8. g1-h2 e5-d4
9. c3xe5 c5-b4
10. e3-d4 g5-f4
Se 10. ... g5-h4 11. d4-c5 b4xf4 12. g3xe5 X.
11. e5-f6 f4-e3
12. d4xf2 b4-c3
13. f6-g7 c3-b2
14. g7-h8D X.
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