REPUBLICAÇÃO DE POSTAGENS
SUMIDAS DO BLOG, EM JUL.17
(14/20)
DAMAS para crianças e adolescentes ─ 68
2017 Feliz Ano Novo 2017
O Jogo de Damas é esporte*
* Resolução nº 18/88 do CND. Ver APÊNDICE V, na 18ª
postagem, de NOV.12
Meninas
Sejam bem-vindas ao nosso ESPORTE.
Ah, vocês não fazem idéia do que
estão perdendo...
E ficarão encantadas com a beleza de
certas partidas.
Lindas partidas: de um Sidney Marra, de
um Waldemar Bakumenko, de um Antonio Fabelo Chaves, de um Lourival Mendes
França.
E vocês também poderão fazer bonito no
tabuleiro!
PARTE 4
PARTE 3 Sumário (ver postagem 67, de DEZ.16)
Frase
célebre
“O tempo em que o Jogo de Damas era
considerado como um passatempo já acabou. É, na verdade, um desporto
intelectual de primeira ordem, próprio para afastar a juventude dos fúteis e
fáceis prazeres; o jogo começa com meios absolutamente iguais, o que exclui
qualquer parcela de acaso!” (Pierre Lucot
─ ex-secretário-geral da Federação Mundial do Jogo de Damas). Paris─França.
PARTIDAS
PARTIDA
61
A. Alonso 1 X 1 Lourival França
CAMPEONATO BRASILEIRO DE
1989
Abertura Defesa de Kiev
1. c3-d4 f6-g5
2.
b2-c3 g5-h4
3.
c3-b4 h6-g5
4.
d4-c5 b6xd4
5.
e3xc5 c7-b6
6.
d2-e3 b6xd4
7.
e3xc5 g7-f6
8.
b4-a5 d6xb4
9.
a5xc3 a7-b6
10. c3-b4 e7-d6
11. b4-a5 d8-c7
12. a1-b2 h8-g7
13. a3-b4 d6-e5
14. c1-d2 g5-f4
15. b2-a3 f8-e7
16. d2-c3 e7-d6
17. c3-d4 e5xc3
18. g3xe5 f6xd4
19. b4xd6 b6-c5
20. h2-g3 g7-f6
21. g3-f4 f6-e5
22. g1-h2 e5xg3
23. h2xf4 d4-c3
24. d2xb4 c5-d4
25. f2-g3 h4xf2
26. e1xg3 d6-e5
Empate.
_____________________
* Do livro “Minhas 200 partidas memoráveis”, p. 105, de Lourival França. São Paulo. 1993.
Prezadas e
prezados
1. O “PÉ-DE-AVESTRUZ” publicado, na íntegra, no blog!
Foi,
principalmente, em consideração a vocês, que decidi publicar o longo trabalho,
intitulado O "Pé-de-Avestruz" (na íntegra), nesta seção, DAMAS para crianças e
adolescentes, e também na outra seção do blog, PROBLEMAS E ESTUDOS.
Em
JAN de 2016, a postagem 56; e, enfim, chegamos à última da série de 13, a postagem 68, neste JAN de 2017.
Ano
passado, a fim de não sobrecarregar, especialmente, as crianças, decidi
publicar somente Problemas; e suprimi, então, Estudos e Finais.
Bem;
pra finalizar, devo dizer a vocês que esta seção vai encolher, de novo,
assim como já ocorreu, de JAN.14 até DEZ.15.
2. A
novíssima geração de damistas
Quando
criei o Pé-de-Avestruz, houve um impasse: que nome eu daria à minha criação? E comecei a
compará-la com o Pé-de-Galinha.
O
Pé-de-Galinha, o que é? ─ Um triângulo isósceles, que ocupa
pequeno espaço no tabuleiro ─ do meio para a superfície. Porém, o meu é
um triângulo retângulo, que, além de ocupar maior espaço no tabuleiro ─ vai
da superfície para o meio.
Enfim, caiu a ficha. O triângulo menor, Pé-de-Galinha?
Então, o triângulo maior, Pé-de-Avestruz! Faz sentido, concluí.
E, já que falamos em criação ─ crianças e adolescentes têm plena consciência de
sua criatividade.
Daí,
ninguém se surpreenda se, daqui a alguns anos, ouvirmos esta notícia: "Uma
brasileirinha sábia, que sabia jogar damas, criou o
Pé-de-Sabiá!"
O “PÉ-DE-AVESTRUZ” (XIII)
1.7 No
rastro do “Pé-de-Avestruz” (II)
(CONCLUSÃO)
11

I
1.
d4-e5 f8-c5
Se 1. ... f8-a3 2. e5-b2 a3xc1 3. e1-d2 c1xe3 4. h6xd2 h4-g3 5. d2-e1 X.
Se 1. ... f8-c5 2. e5-g3 h4xf2 3. e1xg3 X.
Se 1. ... h4-g3 2. e1xh4 f8-a3 3. e5-d4 a3-f8 4. h6-f4 f8-h6 5. d4-e3 X.
2. e5-g3 h4xf2
3. e1xg3 h2xf4
4. h6xa7 X.
II
1. ... f8-d6
Se 1. ... f8-a3 2. d4-b2 X.
2. d4-e5 d6xg3
3. h6-g5 h4xf6
4.
e1xd8 X.
12

I
1. e5-c3 c1-f4
2. a7-e3 f4xb4
3. a5xc3 X.
II
1. ... c1-g5
Se 1. ... c1-h6
2. e5-g7 X.
Se 1. ... c1-f4 2. e5xg3 h2xf4 3. a7-d4 f4-e3 4. d4xf2 a3-b2 5. f2-d4 b2-c1 6. a5-b6 X.
2. a7-c5 g5-c1
Se 2. ... g5-d2
3. c5-b4 a3xc5 4. e5-c3 X.
Se
2. ... g5-d8 3. c5-e3 d8-h4 4. e3-f2 X.
3.
e5-c3 c1-f4
Se 3. ... c1-d2
4. c3xe1 a3-b2 5. e1-c3 X.
4.
c5-e3 X.
13

I
1. e5-c3 c1-f4
2. a7-e3 X.
II
1. ... c1-g5
Se 1. ... c1-h6
2. e5-g7 X.
2. a7-c5 g5-d2
Se 2. ... g5-c1
3. e5-c3 X.
Se
2. ... g5-d8 3. e5-a1 d8-h4 4. a1-f6 X.
3.
e5-a1 d2-e1
Se
3. ... d2-c1 4. a1-c3 X.
4.
c5-e3 e1-h4
Se 4. ... e1-f2
5. e3-a7 6. f2-g3 a7-f2 X.
5.
e3-f2 X.
14

Com a Dama em c1:
I
1. e5-g7 c1-h6
Se 1. ... c1-f4
2. a5-b6 X.
2. g7-f8 h6-c1
Se 2. ... h6-d2
3. a5-b6 a7xc5 4. f8xe1 X.
3.
f8-h6 X.
II
1. ... c1-h6
2. e5-f6 h6-c1
3.
f6-g7 c1-h6
4.
g7-f8 h6-c1
5. f8-h6 X.
Com a Dama em h6:
I
1. e5-f6 h6-c1
2.
f6-g7 c1-h6
3.
g7-f8 X.
II
1. ... h6-c1
2.
e5-g7 X.
Com a Dama em g3:
1. e5-b8 g3-e1
Se 1. ... g3-h4
2. a3-e7 X.
2. a3-e7 e1-c3
3.
a5-b6 X.
15

Com a Dama em c1:
I
1.
e5-b2 c1-h6
Se 1. ... c1-f4
2. b2-g7 h8xf6 3. a5-b6 X.
Se
1. ... h8-g7 2. b2xh8 c1-h6 3. h8-f6
e estamos de volta ao Diagrama 14, Com a Dama em c1, II, 2º lance.
Se 1. ... a7-b6
2. a5xc7 e você deve, então, chegar à posição do Diagrama 8 da postagem 67,
anterior.
2. b2-c1 a7-b6
Se 2. ... h6-g7
3. a5-b6 X.
Se
2. ... h6-f8 3. c1-h6 a7-b6 (se 3. ... h8-g7 4. h6-e3 X)
4. a5xc7 h8-g7 5. c7-d8 X.
Se
2. ... h8-g7 3. a5-b6 a7xc5 4. a3xd6 X.
3.
a5xc7 h6-g7
Se 3. ... h6-f8
4. c1-h6 h8-g7 5. c7-d8 X.
4.
c7-d8 g7-b2
Se 4. ... g7-a1
5. a3-d6 a1-c3 6. c1-g5!
c3-a1 (se 6. ... h8-g7 7. g5-f6 X)
7. d8-f6! a1xg7 8. d6-f8
g7-h6 9. g5-c1 h8-g7 10. f8-c5 X.
Se 4. ... g7-e5
5. c1-g5! e5-d4 (se 5. ...
h8-g7 6. g5-f6 X) 6. d8-f6! d4xg7 7. a3-f8 X.
Se
4. ... g7-d4/c3 5. c1-g5! d4/c3-a1 (se 5. ... h8-g7 6. g5-f6 g7xe5 7. a3-d6 X)
6. d8-f6 a1xg7 7. a3-f8 X.
5. a3-d6 b2-a1
Se 5. ... b2-c3
6. c1-g5 c3-a1 7. d8-f6! X.
Se
5. ... b2-d4 6. c1-g5 X.
6.
c1-e3 a1-b2
7. e3-g5! h8-g7
8.
g5-c1! b2-a3
9. d6-f8 X.
II
1.
... a7-b6
Se 1. ... c1-h6
2. e5-f6 h6-g7 (se 2. ...
h6-c1 3. f6-b2 como se vê em Com a Dama em c1[I]); se 2. ...
a7-b6 3. a5xc7 e reveja o Diagrama 8: fazendo essa posição no
tabuleiro, você ganhará facilmente. (Ver postagem
65, anterior) 3. a3-c5 g7xb6 4.
a5xc7 e estamos no lance 4 de Com a Dama
em g3.
2.
a5xc7 c1-g5
Se
2. ... c1-e3 3. a3-c1 e3-c5 4. c1-e3 c5xf2 5. g1xe3 h2-g1 6. e3-f4 g1-c5 7. c7-b8 c5-a3 8. f4-g5 X.
Se
2. ... c1-d2 3. a3-c1 d2-b4 4. c7-d8 b4-f8 5. d8-h4 f8-a3 6. c1-e3 a3-c1 (se 6. ... a3-f8 7. e5-f4 h8-g7 8. f4-d6 X)
7. e5-f4 h8-g7 8. f4-h6 X.
Se
2. ... c1-h6 3. a3-c1 h6-f8 4. c7-d8 f8-b4 5. d8-h4 b4-a3 6. c1-e3 X.
3.
a3-c1 g5-d8
4.
c7-b8 d8-h4
5. b8-c7 h4-e1
6.
c7-d8 e1-b4
7.
d8-h4 b4-a3
Se 7. ... b4-f8
8. c1-e3 f8-a3 (se 8. ...
f8-h6 9. e5-f4 X) 9. e5-f4 X.
8.
c1-e3 a3-f8
9. e5-f4 X.
Com a Dama em g3:
1. e5-b8 g3-h4
Se 1. ... g3-e1 2. a3-f8 h8-g7 (se 2. ... e1-h4 3. f8-e7 e veja o 2º lance, adiante; se 2. ... e1-c3 3. a5-b6 X)
3. f8xh6 e1-h4 (se 3. ...
e1-c3 4. b8-g3 X) 4. h6-f8 a7-b6 (se 4. ... h4-e1 5.
f8-e7 e1-h4 6. b8-c7 X) 5. a5xc7 h4-d8 6. g1-f2 d8xg1 7. b8-a7 X.
2. a3-e7 h4xd8
3. b8-c7 d8xb6
4. a5xc7 h8-g7
Se 4. ... a7-b6 5. c7xa5 h8-g7 6. a5-b6 g7-f6 7. b6-c7 f6-e5 (se 7. ... f6-g5 8. c7-d8 g5-f4 9. d8-a5 f4-e3 10. a5-e1 X) 8. c7-b8 e5-d4 9. b8-f4 d4-c3 10. f4-c1 X.
5.
c7-d8! g7-h6
6.
d8-f6 a7-b6
7.
f6-d4 b6-a5
8.
d4-c3 h6-g5
9.
c3-d2 g5-h4
10. d2-e1 a5-b4
11. e1xa5 h4-g3
12. a5-e1 X.
16

Com
a Dama em b4:
I
1. d4-f6 b4-e1
Se 1. ... b4-f8 2. c1-f4 X.
Se 1. ... b4-c5 2. c1-f4 c5-f8 3. f4-e3 f8-b4 4. e3-c5 X.
Se 1. ... b4-a5 2. c1-e3 a5-b4 3. e3-c5 X.
Se 1. ... b4-a3 2. c1-f4 a3-f8 3. f4-e3 X.
2. c1-f4 e1-f2
3. g1xe3 h2-g1
4. e3-d4 g1xa7
5. f6-d4 X.
II
1. ... b4-a3
Se 1. ... b4-f8 2. c1-a3 h6-g5 3. h4xf6 f8-h6 4. f6-g7 X.
Se 1. ... b4-a5 2. d4-f6 a5-b4 (se 2. .. a5-b6/e1 3. c1-f4 X)
3. c1-e3 b4-f8 4. e3-f4 X.
2. d4-f6 a3-b4
Se 2. ... a3-f8 3. c1-f4 X.
Se 2. ... a3-c5 3. c1-f4 c5-f8 4. f4-e3 X.
3.
c1-e3 b4-f8
4.
e3-f4 X.
Com a Dama em a3:
I
1.
d4-f6 a3-b4
Se 1. ... a3-f8 2. c1-f4 X.
Se 1. ... a3-c5 2. c1-f4 c5-f8 3. f4-e3 X.
2.
c1-e3 b4-f8
3.
e3-f4 X.
II
1. ... a3-f8
2. c1-a3 h6-g5
3. h4xf6 f8-h6
4. f6-g7 X.
Com
a Dama em a5:
I
1. d4-f6 a5-b4
Se 1. ... a5-b6/e1 2. c1-f4 X.
2. c1-e3 b4-f8
3. e3-f4 X.
II
1.
... a5-b4
2. d4-f6
e continua como em Com a Dama em b4 (I.)
(CONCLUSÃO)
(FIM DO “PÉ-DE-AVESTRUZ”)
Frase
célebre
“Para estimular a memória e aguçar a
inteligência nada há de melhor que um bom problema de damas. E por esse motivo,
recomenda aos alunos do curso secundário a resolver diariamente problemas do
jogo de damas”. (Dr Richard Schmidt ─
professor e diretor, em 1932 da Dublim─School).
DESAFIO
Problemas
Recém-publicado na outra seção do blog ─ PROBLEMAS E ESTUDOS
Solução da postagem
anterior
Problema
105
1.
a3-b2 a1xc3
2. d8-c7 b8xd6
3. h6-g7 h8xf6
4. e1-f2 g1xe3
5. c1xd2 e5-f4
6. d2xg5 d4-c3
7. g5-c1 Z X.
Tema:
Z (tema novo)
Z
Conforme o próprio nome indica, este
Tema novo ocorre quando seis peças desenham, no tabuleiro, a letra Z.
Quatro damas, pretas, são cavilhadas
por duas pedras, da mesma cor.
O Tema Z é de minha autoria e tem apenas uma posição no tabuleiro, como se
vê no Diagrama.
PROBLEMA 106
Jogam as brancas e ganham
Solução na próxima postagem
PROBLEMA 107
Jogam as brancas e ganham
Solução na próxima postagem
(CONTINUA)
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